A Informática na
Educação, no Brasil, nasceu a partir do interesse de educadores de algumas
universidades brasileiras motivados pelo que já vinha acontecendo em outros
países como Estados Unidos da América e França.
Em 1971, foi
realizado na Universidade Federal de São Carlos um seminário intensivo sobre o
uso de computadores no ensino de Física, ministrado por E. Huggins,
especialista da Universidade de Dartmouth, Estados Unidos da América (Souza,
1983).
Ainda em 1971, o
Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras promoveu, no Rio de Janeiro,
a Primeira Conferência Nacional de Tecnologia em Educação Aplicada ao Ensino
Superior. Durante essa conferência, um grupo de pesquisadores da Universidade
de São Paulo, acoplou, via modem, um terminal no Rio de Janeiro a um computador
localizado no campus da Universidade de São Paulo (Souza, 1983). Na
Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1973, o Núcleo de Tecnologia
Educacional para a Saúde e o Centro Latino-Americano de Tecnologia Educacional
usou software de simulação no ensino de Química.
Na Universidade
Federal do Rio Grande do Sul, ainda em 1973, realizaram-se algumas
experiências, usando simulação de fenômenos de Física com alunos de graduação.
O Centro de Processamento de Dados da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
desenvolveu o software SISCAI para avaliação de alunos de pós-graduação em
Educação.
Em 1982, o SISCAI foi
traduzido para os microcomputadores de 8 bits como CAIMI (CAI para
Microcomputadores), funcionando como um sistema CAI (Instrução auxiliada por
computador ou o Computer Aided Instruction) e foi utilizado no ensino do 2º
grau pelo grupo de pesquisa da Faculdade de Educação, liderado pela professora
Lucila Santarosa.
Na Universidade
Estadual de Campinas, em 1974, José Armando Valente desenvolveu com um aluno de
iniciação cientifica, Marcelo Martelini, um software tipo CAI, implementado em
linguagem BASIC, para o ensino de fundamentos de universidades na implantação
de programas educacionais baseados no uso da informática. Essa implantação teve
inicio com o primeiro e o segundo Seminário Nacional de Informática em
Educação, realizados respectivamente na Universidade de Brasília em 1981 e na
Universidade Federal da Bahia em 1982 (Seminário Nacional de Informática na
Educação 1 e 2, 1982).
Esses seminários
estabeleceram um programa de atuação que originou o Projeto EDUCOM e que foi
implantado pela Secretaria Especial de Informática e pelo Ministério da
Educação, com suporte do CNPq e FINEP, órgãos do Ministério de Ciência e
Tecnologia. O Projeto EDUCOM permitiu a formação de pesquisadores das
universidades e de profissionais das escolas públicas que possibilitaram a
realização de diversas ações iniciadas pelo Ministério da Educação, como
realização de Concursos Nacional de Software Educacional (em 1986, 1987 e
1988), a implementação do Curso de Especialização em Informática na Educação
(realizados em 1987 e 1989), e implantação nos estados dos Centros de
Informática em Educação (iniciado em 1987).
Em 1989, foi implantado na Secretaria Geral do Ministério da
Educação o Plano Nacional de Informática Educativa. Esse programa consolidou as
diferentes ações que tinham sido desenvolvidas em termos de normas e uma
rubrica no Orçamento da União, realizou o Curso de Especialização em Informática
na Educação III (Goiânia) e IV (Aracaju) destinados a formar professores das
escolas técnicas e implantou os Centros de Informática Educativa nas Escolas
Técnicas Federais.
Em 1997, foi criado o
Programa Nacional de Informática na Educação, vinculado à Secretaria de
Educação a Distância, do Ministério da Educação e sob a coordenação de Cláudio
Salles.
Esse programa
implantou, até o final de 1998, 119 Núcleos de Tecnologia Educacional em 27
Estados e Distrito Federal, e capacitou, por intermédio de cursos de
especialização em informática em educação (360 horas), cerca de 1419
multiplicadores para atuarem nos Núcleos de Tecnologia Educacional. A análise
das ações e políticas de informática na educação realizadas no Brasil nos
permite afirmar que, inquestionavelmente, temos conhecimento e experiências
sobre informática na educação instalados nas diversas instituições do país.
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