segunda-feira, 3 de novembro de 2014

GLOSSÁRIO


Softwares: Conjunto de instruções que determinam as possibilidades de processamento de informações (texto, imagens, áudio, vídeo, planilhas etc.) pelo computador. São exemplos de programas: educativos, editor de texto, planilhas eletrônicas, compactador de programas, programa de navegação na Internet etc.
Zipdisk: sistema que possui uma capacidade de armazenamento muito mais do que a de um disquete comum. Essa mídia possui todas as vantagens de um disquete, porém com a diferença crucial de conseguir armazenar mais dados que ele. Outra grande vantagem dos discos Zip é a segurança que ele proporciona para os seus dados: Ao contrário dos disquetes convencionais, há uma proteção contra gravação de cópias não autorizadas muito eficiente, implantada no nível de software. Possui variações na capacidade de espaço: 250, 750 e 100 MB.
Tutoriais: são os programas que apresentam conceitos e instruções para realizar algumas tarefas em específico; geralmente possuem baixa interatividade.
Exercitação: são programas que possibilitam atividades interativas por meio de respostas às questões apresentadas.
Investigação: neste grupo encontramos as enciclopédias. Por meio desses programas podemos localizar várias informações a respeito de assuntos diversos. Com o advento da Internet e seus programas de busca, muitos questionam sobre a real necessidade de obtermos os programas de investigação.
Simulação: permitem visualizar digitalmente grandes fenômenos da natureza, ou fazer diferentes tipos de experimentos em situações bastante adversas. Neste grupo, temos os simuladores de vôo, os gerenciadores de cidades, de hospitais e de safáris, por exemplo.
Jogos: são softwares de entretenimento, mas que podem ser utilizados para finalidades educativas.
Abertos: são os de livre produção. O que será elaborado dependerá muito da criatividade do usuário.
Editores de textos: ajudam no desenvolvimento de habilidades lingüísticas. Com eles podem-se elaborar atividades de criação de relatórios, cartas, poesias, músicas, jornais, etc.
Banco de dados: possibilitam o arquivamento de informações que poderão ser relacionadas para diversos tipos de análises e ordenações conforme o interesse do usuário
Planilhas eletrônicas: possibilitam a realização de cálculos, de uma forma rápida, a partir dos dados informados e, posteriormente, a elaboração de gráficos em diversos formatos.
Gráficos: voltados para a elaboração de desenhos e produções artísticas. Por meio desses programas é possível criar desenhos sobre os mais variados temas. Por meio dos softwares gráficos é possível trabalhar com três tipos de imagens: “clip-arts” (desenhos arquivados no programa), desenhos elaborados pelo próprio usuário ou, ainda, com as imagens capturadas pelos “scanners”. É possível criar convites, calendários, marcadores de livros, “banners” e outras produções. É muito utilizado para trabalhos e pesquisas, como exemplos desses programas são citados: Print Shop, Print Master, Instant Artist, Paint, Coreldraw etc.
Autoria: O software de autoria permite que o professor crie suas aulas com os recursos de multimídia e sem grandes complicações. Dentre os softwares de autoria disponíveis no mercado pode-se citar: Visual Class, Everest, Hyperstudio, etc.
Apresentação: são programas muito utilizados para elaborar apresentações de palestras e aulas. Possuem recursos de visualização de telas, bem como permitem produções de slides e transparências. Dentre esses softwares, o mais conhecido é o PowerPoint.
Programação: os softwares de programação são aqueles que permitem a criação de outros programas, ou seja, de rotinas executáveis. Esses programas são excelentes para estimular o raciocínio lógico; entretanto, as suas produções geralmente são mais demoradas que as dos softwares anteriormente citados e requerem em bom preparo do professor quanto ao domínio dos comandos do software de programação, bem como, uma visão sistemática das rotinas de programação. Dentre os softwares de programação mais utilizados na área educacional, são citados: o Delphi, para o ensino médio, e para o ensino fundamental, o Logo ( comumente utilizado para as áreas de desenho geométrico e de robótica)
Chat: espaço virtual de comunicação entre usuários, no qual trocam mensagens escritas em tempo real.
Videoconferência – ferramenta que pode ser usada em educação à distância (EAD), que utiliza a rede de computadores (Internet/intranet) ou satélite.
Audioconferência: é a comunicação entre os grupos que se encontram fisicamente distantes utilizando-se o telefone convencional ou digital.
Sala de aula virtual - espaço de encontro de professor e alunos, em dia e horário predeterminados, para discussões em tempo real.
ICQ interno: permite a cada integrante do sistema saber quem está conectado no momento, facilitando trocas informais entre alunos no momento em que surge alguma necessidade.
FAQs (perguntas e respostas mais freqüentes): São bancos de dados constituídos de perguntas mais freqüentes e suas respectivas respostas sobre um determinado assunto, estando disponibilizados nos mais variados tipos de sites.
Correio eletrônico: é uma forma de enviar mensagens pela Internet. As informações contidas nas mensagens trafegam pela Internet em forma de bits.
Lista de discussão: ambiente virtual de troca de informações sobre um mesmo tema. Em uma página virtual são apresentados temas, perguntas ou propostas.
Página (home-page) instrucional: é um documento eletrônico, criado pelo professor, que contém links(vínculos) para outras páginas e sites selecionados e avaliados pelo professor e que são adequados aos objetivos propostos para o curso, aula e/ou atividade de aprendizagem.
Mural: disponibiliza num determinado espaço (página), mensagens genéricas, visando a todos ou alguém em especial. Equivale a um quadro de avisos.
Perfil: ferramenta de informação, que consiste em uma página de Web que cada aluno preenche, ao entrar no sistema. Ali podem ser encontradas as mais diversas informações acerca de cada aluno, desde a formação e experiência profissional, até dados pessoais.
Biblioteca virtual: ferramenta de informação, onde fica disponibilizado ao aluno um material complementar para consulta direta (textos) ou indireta (indicação bibliográfica).
Portfólio: ferramenta de informação, mais especificamente uma ferramenta de memória, que consiste na elaboração de um arquivo em que o aluno vai registrando, ao longo do curso, as experiências vivenciadas, bem como a forma como ele percebia a realidade estudada e como passa a percebê-la, à medida que compartilha sua percepção do objeto de aprendizagem com os colegas.


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