Softwares: Conjunto de instruções que determinam as
possibilidades de processamento de informações (texto, imagens, áudio, vídeo,
planilhas etc.) pelo computador. São exemplos de programas: educativos, editor
de texto, planilhas eletrônicas, compactador de programas, programa de
navegação na Internet etc.
Zipdisk: sistema que possui uma capacidade de armazenamento muito mais do que a
de um disquete comum. Essa mídia possui todas as vantagens de um disquete,
porém com a diferença crucial de conseguir armazenar mais dados que ele. Outra
grande vantagem dos discos Zip é a segurança que ele proporciona para os seus
dados: Ao contrário dos disquetes convencionais, há uma proteção contra
gravação de cópias não autorizadas muito eficiente, implantada no nível de
software. Possui variações na
capacidade de espaço: 250, 750 e 100 MB.
Tutoriais: são os programas que apresentam conceitos e
instruções para realizar algumas tarefas em específico; geralmente possuem
baixa interatividade.
Exercitação: são programas que possibilitam atividades
interativas por meio de respostas às questões apresentadas.
Investigação: neste grupo encontramos as enciclopédias. Por
meio desses programas podemos localizar várias informações a respeito de
assuntos diversos. Com o advento da Internet e seus programas de busca, muitos
questionam sobre a real necessidade de obtermos os programas de investigação.
Simulação: permitem visualizar digitalmente grandes
fenômenos da natureza, ou fazer diferentes tipos de experimentos em situações
bastante adversas. Neste grupo, temos os simuladores de vôo, os gerenciadores
de cidades, de hospitais e de safáris, por exemplo.
Jogos: são softwares de entretenimento, mas que podem ser
utilizados para finalidades educativas.
Abertos: são os de livre produção. O que será elaborado
dependerá muito da criatividade do usuário.
Editores de textos: ajudam no desenvolvimento de
habilidades lingüísticas. Com eles podem-se elaborar atividades de criação de
relatórios, cartas, poesias, músicas, jornais, etc.
Banco de dados: possibilitam o arquivamento de informações
que poderão ser relacionadas para diversos tipos de análises e ordenações
conforme o interesse do usuário
Planilhas eletrônicas: possibilitam a realização de
cálculos, de uma forma rápida, a partir dos dados informados e, posteriormente,
a elaboração de gráficos em diversos formatos.
Gráficos: voltados para a elaboração de desenhos e
produções artísticas. Por meio desses programas é possível criar desenhos sobre
os mais variados temas. Por meio dos softwares gráficos é possível trabalhar
com três tipos de imagens: “clip-arts” (desenhos arquivados no programa),
desenhos elaborados pelo próprio usuário ou, ainda, com as imagens capturadas
pelos “scanners”. É possível criar convites, calendários, marcadores de livros,
“banners” e outras produções. É muito utilizado para trabalhos e pesquisas,
como exemplos desses programas são citados: Print Shop, Print Master, Instant
Artist, Paint, Coreldraw etc.
Autoria: O software de autoria permite que o professor crie
suas aulas com os recursos de multimídia e sem grandes complicações. Dentre os
softwares de autoria disponíveis no mercado pode-se citar: Visual Class,
Everest, Hyperstudio, etc.
Apresentação: são programas muito utilizados para elaborar
apresentações de palestras e aulas. Possuem recursos de visualização de telas,
bem como permitem produções de slides e transparências. Dentre esses softwares,
o mais conhecido é o PowerPoint.
Programação: os softwares de programação são aqueles que permitem
a criação de outros programas, ou seja, de rotinas executáveis. Esses programas
são excelentes para estimular o raciocínio lógico; entretanto, as suas
produções geralmente são mais demoradas que as dos softwares anteriormente
citados e requerem em bom preparo do professor quanto ao domínio dos comandos
do software de programação, bem como, uma visão sistemática das rotinas de
programação. Dentre os softwares de programação mais utilizados na área
educacional, são citados: o Delphi, para o ensino médio, e para o ensino
fundamental, o Logo ( comumente utilizado para as áreas de desenho geométrico e
de robótica)
Chat: espaço virtual de comunicação entre usuários, no qual
trocam mensagens escritas em tempo real.
Videoconferência – ferramenta que pode ser usada em educação
à distância (EAD), que utiliza a rede de computadores (Internet/intranet) ou
satélite.
Audioconferência: é a comunicação entre os grupos que se
encontram fisicamente distantes utilizando-se o telefone convencional ou
digital.
Sala de aula virtual - espaço de encontro de professor e
alunos, em dia e horário predeterminados, para discussões em tempo real.
ICQ interno: permite a cada integrante do sistema saber
quem está conectado no momento, facilitando trocas informais entre alunos no momento
em que surge alguma necessidade.
FAQs (perguntas e respostas mais freqüentes): São bancos de
dados constituídos de perguntas mais freqüentes e suas respectivas respostas
sobre um determinado assunto, estando disponibilizados nos mais variados tipos
de sites.
Correio eletrônico: é uma forma de enviar mensagens pela
Internet. As informações contidas nas mensagens trafegam pela Internet em forma
de bits.
Lista de discussão: ambiente virtual de troca de
informações sobre um mesmo tema. Em uma página virtual são apresentados temas,
perguntas ou propostas.
Página (home-page) instrucional: é um documento eletrônico,
criado pelo professor, que contém links(vínculos) para outras páginas e sites
selecionados e avaliados pelo professor e que são adequados aos objetivos
propostos para o curso, aula e/ou atividade de aprendizagem.
Mural: disponibiliza num determinado espaço (página),
mensagens genéricas, visando a todos ou alguém em especial. Equivale a um
quadro de avisos.
Perfil: ferramenta de informação, que consiste em uma
página de Web que cada aluno preenche, ao entrar no sistema. Ali podem ser
encontradas as mais diversas informações acerca de cada aluno, desde a formação
e experiência profissional, até dados pessoais.
Biblioteca virtual: ferramenta de informação, onde fica
disponibilizado ao aluno um material complementar para consulta direta (textos)
ou indireta (indicação bibliográfica).
Portfólio: ferramenta de informação, mais especificamente
uma ferramenta de memória, que consiste na elaboração de um arquivo em que o
aluno vai registrando, ao longo do curso, as experiências vivenciadas, bem como
a forma como ele percebia a realidade estudada e como passa a percebê-la, à
medida que compartilha sua percepção do objeto de aprendizagem com os colegas.
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